Para trabalhar a Comunicação Visual em tecidos, é muito importante saber como aproveitar seus equipamentos para isso!
Veja as tecnologias para impressão em tecido:
Entenda a diferença entre elas:
1. O grupo de Impressão Solvente, Látex e UV, é o que tem maior presença no mercado nacional. O tecido a ser impresso nestas tecnologias necessita de um pré tratamento (coated) para que haja uma boa ancoragem da tinta. Por haver este tratamento, o tecido perde um pouco de seu caimento e fica mais encorpado. Tem como vantagem abrir a oportunidade de imprimir em diversas fibras naturais, não limitando a produção apenas a sintéticos. Além disso, sua produção é rápida, com menos processos.
2. Com a Impressão Direta, é possível trabalhar com vários tipos de tecido, variando de acordo com a tinta utilizada. Em sua maioria, o tecido precisa de um pré tratamento. Esta tecnologia elimina a necessidade de papel de transferência e a impressão é feita direto no tecido, passando por calandras quentes para fixar a tinta nas fibras. Por essa razão, também faz sua produção com agilidade, não necessitando de muitos processos.
3. Já na Impressão Sublimática, o tecido não precisa de nenhum tratamento, preservando a maciez e o caimento natural do material. Para esta tecnologia, o tecido precisa ter Poliéster. Quanto maior a porcentagem de poliéster, melhor o resultado da impressão! Na impressão por sublimação, é preciso passar por dois procedimentos: imprimir a imagem em um papel sublimático e depois prensar o papel sobre o tecido, para que a tinta impregne nas fibras. A qualidade fica excelente e é muito utilizada no mercado internacional!
Agora é com você! Conhecendo as tecnologias, escolha aquele que melhor atende suas demandas! Tendo isso definido, fica fácil escolher os tecidos que irá trabalhar!
Aproveite para conhecer o portfólio de tecidos da Serilon!