3 SEGREDOS PARA SATISFAZER O SEU CLIENTE E TORNÁ-LO FIEL!

Começo meu texto citando Philip Kotler: “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. Agora te pergunto, o que você faz para tornar seus clientes fiéis a sua empresa??

O grande segredo por trás desta pergunta é: Construir um bom e estratégico relacionamento com seus clientes!

Ok… Vamos para a prática! Listei 3 pontos importantes e algumas dicas:

 

1. ATENDIMENTO:

O cliente entrou na sua loja, e agora? LEMBRE-SE: O relacionamento começa antes mesmo da primeira compra. O modo como ele é recebido, a abordagem, a negociação, tudo isso ajuda a estreitar os laços do possível comprador com o seu negócio.

Para isso, treine seus atendentes, este é um processo importante para direcioná-los à agir conforme as políticas e cultura da empresa. Aproveite este momento para reforçar uma regra básica do bom relacionamento: Evite os EXTREMOS! – Não é necessário colar no cliente a ponto de deixa-lo sem ar, muito menos deixar que ele fique perdido sozinho na loja. Devemos ser sempre atenciosos e nos colocar à disposição. 

 

2. FINALIZAÇÃO DA VENDA:

Ao fechar a venda, é importante deixar algo que faça com que o comprador se lembre daquele momento, como um agradecimento, um cartão do vendedor, uma mensagem, um e-mail marketing, etc. Esse passo é necessário para, além de mostrar confiança, abrir as portas para o relacionamento pós-venda.

 

3. PÓS-VENDA:

É neste momento que realmente entra em prática o processo de tornar o cliente fiel a sua empresa. Use tudo que possa ser vantajoso para o seu negócio e que agrade ao seu público-alvo. Pode ser mala direta, e-mail marketing, envio de catálogo, recomendações, informações sobre futuros lançamentos de produtos e etc. Pense no que ele quer receber e não exagere!

 

PARA SER ASSERTIVO NO RELACIONAMENTO PÓS-VENDA, TEMOS UMA DICA: 

Construa bancos de dados sobre seus clientes. Estas informações permitem um conhecimento mais profundo das demandas, desejos e necessidades deste público-alvo. Dessa forma, é possível desenvolver ações de acordo com os dados, ofertando com mais pessoalidade, agilidade e qualidade.

 

 

Não custa nada, apenas atenção e dedicação. O relacionamento é a principal ferramenta e mais importante para fidelizar clientes. E acredite, investir esforços para desenvolver este segmento de público é o que trará maior resultado para seu negócio em médio/longo prazo.

 

ass-ana-bastos-analista-de-comunicacao

 

 

 

portalserilon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s