COMO MOTIVAR A SUA EQUIPE EM TEMPOS DE CRISE: 5 dicas preciosas!

A crise econômica que o Brasil enfrenta atualmente impõe às organizações uma série de desafios: reduzir despesas, atingir resultados maiores com recursos menores, enxugar o quadro de pessoal, entre tantos outros.

Para os gestores de equipes, esse cenário trouxe ainda outro ponto que merece grande atenção: como estimular e manter a motivação da equipe diante das dificuldades impostas pela crise? Ora, quem vai remar o barco para longe da tormenta não são as pessoas do time? Como essa remada pode ter força suficiente com pessoas desmotivadas?

É pensando nesse desafio que apresento cinco dicas para manter a equipe motivada e garantir o alto desempenho mesmo em tempos menos favoráveis:

  1. MANTENHA SUA EQUIPE INFORMADA

Nada de tapar o sol com a peneira ou fingir que as dificuldades não existem. Sua equipe sabe que as coisas não estão indo tão bem como em outros momentos. Compartilhar a realidade do cenário com clareza gera um sentimento de confiança entre Colaborador X Empresa e Colaborador X Gestor, o que fortalece o comprometimento com os resultados.

  1. PREOCUPE-SE COM O CLIMA

Nada coloca a energia de um colaborador mais para baixo do que um clima ruim no ambiente de trabalho. Um time vencedor se apoia e se preocupa com o bem-estar e sucesso dos colegas. Comemore em equipe momentos importantes: meta batida, aniversário, etc. Procure estimular momentos de descontração e bate-papos informais. Sua equipe entende a rotina da própria área? Promova periodicamente reuniões onde o dia-a-dia e as dificuldades de cada um possam ser discutidas e solucionadas em equipe.

  1. ATITUDE POSITIVA

Ok, o cenário não é dos melhores. Mas como o gestor espera que a equipe esteja motivada se ele mesmo só consegue ver o copo meio vazio? Procure manter a energia alta, apresente as dificuldades como desafios, comemore as pequenas vitórias do dia-a-dia. O exemplo do líder é determinante na atitude da equipe.

  1. ENVOLVA A EQUIPE NAS DECISÕES

Sempre que possível, faça com que a equipe se sinta responsável pelas tomadas de decisões da área. Solicite a sugestão e crítica de todos os membros, até mesmo dos que não se envolvem diretamente com a atividade em questão. O engajamento é muito maior quando a responsabilidade é compartilhada e não imposta.

  1. COLOQUE ALTAS DOSES DE AMOR EM TUDO QUE FIZER

Quem não teve aquele professor que era tão apaixonado por lecionar, que até fazia com que gostássemos de uma matéria chata? Quando amamos o que fazemos, essa paixão contagia as pessoas. As dificuldades existem, mas são como nos relacionamentos saudáveis: elas nos fortalecem. Nada é mais inspirador do que trabalhar sob o exemplo de um gestor realmente apaixonado pelo que faz.

Espero que essas dicas ajudem vocês na mudança e adoção de atitudes para manter a equipe a todo vapor na direção dos objetivos da empresa, seja qual for o cenário!

ass-juliane-coordenadora-rh

portalserilon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s